Curando Choque e Trauma




A maioria de nós costuma ter que lidar com profundos medos interiores – medos que podem até mesmo sabotar nossas vidas. Eles afetam nossa sexualidade, nossa criatividade e nosso bem estar – na verdade, tendem a influenciar cada aspecto de nossa existência.

Algumas vezes, esses medos tomam a forma de choque. E o choque nos leva a um estado de freqüente paralisia, de confusão ou de cansaço. Podemos ainda ficar congelados pelo terror, agitados, inquietos ou colapsados – além de sujeitos a manifestações de diversos tipos de problemas orgânicos.

Em síntese, nossos medos podem fazer com que deixemos de levar a vida de forma plena – bloqueando, por exemplo, nossa aproximação de outras pessoas e nosso impulso para a intimidade. E tudo isso acontece de tal forma que, muitas vezes, nem mesmo sabemos que estamos tão amedrontados.

Poderemos reconhecer que nossos medos são resultados de traumas – abandonos, invasões, traições e outros tipos de abusos – ocorridos no passado (muitas vezes na própria infância). Estes medos seguem acumulados em nosso sistema nervoso e é em função disto que possuem a capacidade de afetar tão fortemente nossa vida atual.

Nós avançamos rumo à cura de nosso medo e choque ao entender de onde eles vêm e em quais situações são despertados, aprendendo a conviver com os intensos sentimentos que mobilizam. No momento em que conscientemente envolvemos nossos medos em amor e compaixão, eles transformam-se em sementes para o amor-próprio, a sabedoria e a meditação.
* Grupos e sessões individuais*

Nenhum comentário: